quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Empreendedorismo Social

As pessoas reconhecem os problemas sociais e tentam utilizar ferramentas empreendedoras para resolvê-los. Possuem uma missão social onde o objetivo final não é somente a geração de lucro, mas o impacto social; são os agentes de transformação no setor social. Estamos falando dos empreendedores sociais. O empreendedorismo social difere da tradicional forma de empreender pelo fato de não apenas maximizar lucros, mas tentar maximizar retornos sociais.
De maneira resumida, o termo empreendedorismo social se refere a qualquer iniciativa empreendedora feita com o intuito promover o bem comum.
Vejam alguns exemplos de empreendedorismo social. Conheca algumas ideias que têm como objetivo beneficiar a sociedade.

Tecnologias acessíveis
Conheçam a Auire, uma empresa que cria e distribui tecnologias de acessibilidade para pessoas com deficiência a baixos custos. A proposta é criar os produtos em parceria com futuros usuários. A principal criação da empresa, até o momento, é um aparelho portátil que identifica cédulas de dinheiro, voltado a deficientes visuais. Feito com tecnologia nacional, o leitor é capaz de identificar as cédulas de Real e deve chegar ao mercado com valor abaixo da média de mercado.

Microcrédito para jovens
Dar condições para que jovens desfavorecidos economicamente possam empreender é a proposta do Banco Pérola, criado por Alessandra França. A instituição oferece empréstimos a baixo custo para jovens de 18 a 29 anos da classe C, D e E da região de Sorocaba, São Paulo. O banco trabalha com três modalidades de microcrédito – capital de giro, investimento e misto –, apostando em jovens que estão empreendendo pela primeira vez.

Alimentos solidários
Liderada por Omar Haddad, a Sementes de Paz atua no comércio justo de alimentos e produtos ecológicos e solidários. O objetivo da organização é construir uma rede de cooperação econômica que inclui pequenos produtores e associações de produtores orgânicos e consumidores interessados em adquirir produtos agrícolas sustentáveis e produções livres de insumos químicos e com aproveitamento integral dos recursos.

Arquitetura para todos
Preocupadas com o problema da disponibilidade de moradias urbanas, as jovens arquitetas Joice Gomes e Daniela Zacardi criaram a Arquitetas da Comunidade, empresa que tem como missão de prestar serviços de arquitetura a preços acessíveis para famílias e associações comunitárias das regiões periféricas de Campinas, São Paulo. A organização oferece serviços de planejamento e acompanhamento da construção de moradias, tendo como princípios a redução de desperdício de materiais e consumo de energia e a melhoria da salubridade e segurança das casas.

O empreendedorismo social é uma das soluções pra desigualdade social. Você, enquanto pessoa física, pode empreender na sua cidade, na sua comunidade. O trabalho social pode ser um amadurecimento para sua carreira profissional. Qual o seu benefício para a sociedade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário