terça-feira, 27 de setembro de 2011

Dicas de finanças para jovens

Sou jovem e tenho a vida inteira pela frente! Quem de nós nunca se deparou falando ou ouvindo esta afirmação?

Pois é, ser jovem é uma das melhores coisas do mundo, esbanjamos energia, disposição e sempre achamos que estamos deixando de viver algo no presente. Até aí tudo bem, não podemos ser condenados pela beleza que a juventude nos proporciona, mas também não podemos deixar de pensar no futuro.

Entender como funciona suas finanças e aprender gerenciá-la não é uma obrigação, é uma necessidade, assim como investir na sua própria educação e carreira.

Pensando nisso, e tentando ajudá-lo nesta tarefa o @blog_edeias separou seis dicas para você.

1)    Seja auto-controlado! Evite prestações longas, não se comprometa se você não tem dinheiro, sempre que possível prefira pagar à vista (exceto quando não houver distinção no preço parcelado e à vista). E se o auto-controle é seu inimigo, não tenha jamais cartão de crédito;

2)    Ouça com atenção todos os conselhos que lhe derem, mas aprenda a filtrá-los! Assuma o controle financeiro da sua vida, pois muitos querem ajudar, mas em grande parte das vezes não entendem nada de finanças. Leia livros, vá a palestras, fale com profissionais especializados;

3)    Identifique para onde o seu dinheiro vai! Faça um planejamento financeiro, uma simples planilha que você encontra pela internet já ajuda e muito. Elimine despesas e gastos supérfluos. Viva sem luxo, pois quando ele aparecer, estará no lucro, pois é triste viver por uma fase no luxo, e de repente, está falido;

4)     Faça um fundo de emergência! Uma frase muito conhecida no mundo financeiro é esta: “Pague você primeiro”! Isto é, separe uma porcentagem de seus ganhos. Só não faça como seus avôs e deixe tudo debaixo do colchão. Pois, com o tempo a inflação consumirá seu dinheiro. Aplique numa poupança, fundos de investimento, ações, etc.

5)    Pense na sua aposentadoria para ontem! Hoje somos jovens, mas a velhice chega a um piscar de olhos. Se você não tiver consciência disto agora, poderá chegar à terceira idade tendo que depender do governo. Inicie um fundo para sua aposentadoria. Quanto antes você começar, melhor!

6)    Entenda de impostos! Pesquise e aprenda tudo sobre os impostos vigentes na nação. Procure contadores, advogados, profissionais da área financeira, que tenham entendimento de como economizar pagando menos imposto. Se você é dono de empresa ou colaborador, saiba que há sempre uma forma legal de pagar menos impostos, sem sonegá-lo, claro! Estes segredos precisam ser buscados, descobertos, estão aí, mas nem todos veem, portanto, corra atrás!

O que queremos que você entenda é que não precisa ser especialista em finanças para começar a gerenciar seu dinheiro. Há adolescentes e jovens que começam cedo a lidar e trabalhar o seu dinheiro, e consequentemente alcançam um sucesso (financeiro) na vida. Então, comece hoje. Aprender a controlar suas finanças não é tão difícil assim.

@blog_edeias

Nenhum comentário:

Postar um comentário