quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

10 regras "de ouro" para quem pretende começar a investir em 2012

Você foi para a praia, encarou as filas, congestionamentos, pulou as 7 ondas, fez todos os rituais e jurou que vai começar a investir melhor em 2012? Aqui vão algumas regras que todos os investidores deveriam seguir.

1) Defina a estratégia de aplicação: essa não é a regra número 1 por acaso. Jamais coloque seu dinheiro em qualquer aplicação que seja sem antes traçar uma estratégia: o quanto vai colocar por período? Mensal, semanal? Será uma aplicação única? Como vai ser?

2) Defina seu padrão de risco: aceita "passar nervoso"? Tem estômago para a renda variável? Conhece ou já ouviu falar sobre o mercado imobiliário?

3) Essa regra aqui muitos esquecem: defina o tempo da operação, por quanto tempo o dinheiro poderá ficar parado? É tão ou mais importante que a regra dos aportes. A partir de 2012 o Tesouro Direto vai aceitar aplicações a partir de R$ 30,00. Quanto maior o tempo, menor o imposto de renda cobrado em aplicações financeiras de renda fixa.

4) Procure aplicações que aceitem o seu aporte:
aplicações mais rentáveis requerem aportes maiores. Procure conhecer e catalogar aplicações. Quando conseguir juntar um bom dinheiro, sempre procure "subir o nível" de suas aplicações.

5) Tenha a mente aberta. Saber o que significa Tesouro Direto, Fundo Imobiliário, LCI, CDB... Pesquisar novas aplicações, saber ler o cardápio do banco. O mundo das aplicações é muito maior do que poupança e PGBL.

6) Definir estratégia de saída. Pra que é a aplicação? Trocar de carro, estudo, viagem, aposentadoria? O que eu vou fazer com o dinheiro?

7) Saiba todas as regras, de preferência ANTES de aplicar!
Taxas de performance, impostos, iof, multas..

8) Procurar instituições sérias para aplicar o seu dinheiro. Pesquise na Comissão de Valores Imobiliários, Banco Central, fóruns.. Cuidado com as aplicações "milagrosas".

9) Desconfie do lucro fácil e abundante
. Todo cuidado é pouco quando se está iniciando.

10) Quem começa cedo, tem o tempo a seu favor.


Fonte: Administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário